Israel assumirá a “responsabilidade geral de segurança” em Gaza por um “período indefinido” após o fim da guerra contra o grupo terrorista Hamas, disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em uma entrevista veiculada na rede americana ABC News nesta segunda-feira. Gaza, acrescentou, deve ser governada por “aqueles que não querem continuar o caminho do Hamas”.
— Acho que Israel terá, por um período indefinido, a responsabilidade geral pela segurança, porque vimos o que acontece quando não o temos — disse o premier.
Ele também reiterou que Israel não permitirá um cessar-fogo geral até que todos os mais de 240 reféns sejam libertados pelo Hamas. No entanto, Netanyahu expressou abertura para pequenas pausas táticas, como permitir a entrada de ajuda humanitária ou a saída individual de reféns:
— No que diz respeito a pequenas pausas táticas, uma hora aqui, uma hora ali. Já as tivemos antes, suponho, vamos verificar as circunstâncias para permitir a entrada de mercadorias, ajuda humanitária, ou a saída de nossos reféns. Mas não acho que haverá um cessar-fogo geral — disse ele.
*Em atualização.
Fonte: O Globo