Israel diz ter encontrado corpo de mulher sequestrada pelo Hamas perto de hospital em Gaza

Homem observa homenagem a reféns capturados pelo Hamas em kibbutz

As Forças Armadas de Israel disseram ter encontrado o corpo de uma mulher que havia sido sequestrada pelo Hamas, durante os ataques do dia 7 de outubro. Segundo os militares, o corpo de Judith Weiss estava dentro do Hospital al-Shifa, em Gaza, local invadido pelas forças israelenses na terça-feira. Segundo representantes do governo, Weiss foi “assassinada por terroristas”.

“O corpo do sequestrada, a falecida Judith Weiss, foi recuperado pelas forças das FDI [sigla para Forças de Defesa de Israel] do 603º Batalhão da 7ª Brigada de Combate de um edifício perto do Hospital al-Shifa, na Faixa de Gaza”, escreveu no X (antigo Twitter), a conta das Forças Armadas de Israel. “No prédio onde foi encontrada a falecida Judith também foram encontrados equipamentos militares e armas do tipo Kalashnikov e um míssil RPG [granada lançada por foguete].”

Segundo os militares israelenses, não foram encontrados combatentes do Hamas na sala onde estava o corpo.

Weiss tinha 65 anos, e foi capturada no dia 7 de outubro no kibbutz Be’eri, perto da divisa com Gaza. Segundo o jornal Haaretz, ela havia trabalhava no jardim da infância do local, coordenava as atividades no refeitório e atuava como enfermeira. Por vários dias, acreditou-se que o marido dela, Shmulik, estava entre os reféns, mas pouco depois do corpo dele foi identificado. O casal tinha cinco filhos.

Também nesta quinta-feira, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse ter começado uma “nova fase” da incursão por terra na Faixa de Gaza, sem dar maiores detalhes. As declarações foram feitas depois dos militares anunciarem a descoberta, dentro do Hospital al-Shifa, de documentos relacionados a reféns, armas, explosivos, veículos supostamente prontos para serem usados nos ataques de 7 de outubro e o que seria uma passagem para a rede de túneis do Hamas sob Gaza. As alegações não puderam ser confirmadas de maneira independente.

— Estamos muito perto de destruir o sistema militar [do Hamas] que existia no Norte da Faixa de Faza — disse o chefe das forças israelenses, Herzi Halevi, em vídeo publicado nesta quinta. — Vamos completar a tarefa, temos coisas a fazer ainda, mas estams perto de conseguir.

Fonte: O Globo