Irmã do ex-governador Aluízio Alves, Madre Alves morre aos 91 anos

Tribuna do Norte – Morreu na noite deste domingo (4) a religiosa Carmen Alves, a Madre Alves que dirigiu o Colégio Imaculada Conceição, em Natal, por mais de três décadas. Irmã do ex-governador Aluízio Alves (1921-2006), ela tinha 91 anos, completados no último dia 27 de janeiro, e estava internada há duas semanas na Casa de Saúde São Lucas tratando de uma pneumonia.

Uma das quatro mulheres entre os nove filhos do casal Manoel Alves Filho (seu Nezinho) e Maria Fernandes Alves (dona Liquinha), ainda moça Carmen optou pela vida religiosa, entrando para o noviciado das Irmãs de Santa Doroteia, congregação de religiosas católicas, fundada em 12 de Agosto de 1834 por Santa Paula Frassinetti.

Após professar os votos e aceitar o hábito, ela estudou filosofia e letras na Universidade Federal de Pernambuco. Com essa formação, uma vez que a Congregação das Irmãs Doroteias tem um trabalho educacional, a irmã Carmem Alves foi diretora no Colégio de Pesqueira e no Colégio São José, em Recife (PE). No final da década de 1960 e que veio para Natal como provincial da congregação.

A frente do antigo Colégio Imaculada Conceição (CIC), Madre Alves – como passou a ser chamada por alunos, professores e pais – ficou por mais de três décadas. Neste período, além de aumentar a oferta de vagas para o ensino médio na cidade, dinamizou também os cursos noturnos para moças, com a criação da escola Paula Frassinette.

O velório de Madre Alves vai acontecer no cemitério Morada da Paz, em Emaús. Às 15h, será celebrada uma missa de corpo presente pelo padre Campos e, às 16h, o corpo será sepultado.