Investimentos em ativos fixos chineses crescem abaixo do esperado

Bandeira da China
Resultados de maio foram divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas da China na 2ª feira (17.jun)

Investimentos em ativos fixos chineses foram de 18,8 bilhões de yuans de janeiro a maio de 2024, com alta de 4% em termos anuais, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas divulgados na última 2ª feira (17.jun.2024). Eis a íntegra do relatório (PDF – 213 kB).

Conforme o documento, os investimentos no mercado imobiliário caíram em maio em comparação com o mês anterior, e seguem como o maior obstáculo para o crescimento econômico da China.

Já a produção industrial aumentou 5,6% em relação ao ano anterior e 0,3% na comparação com abril de 2024, representando uma desaceleração do crescimento.

Por outro lado, o índice de produção de serviços cresceu 4,8% em termos anuais em maio, 1,3 ponto percentual mais rápido do que no mês anterior. A maior alta foi do setor de transmissão de informação, software e serviços de tecnologia da informação: 12,9% em termos anuais, 2,1 pontos percentuais mais rápido do que em abril.

O relatório também mostrou que as vendas no varejo subiram mais do que o esperado, apesar de permanecerem abaixo dos níveis pré-pandêmicos. Atingiram 3,9 bilhões de yuans, um aumento de 3,7% em termos anuais, 1,4 pontos percentuais mais rápido que o mês anterior. Em termos mensais, a alta foi de 0,51%.

Leia mais:

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.