Inmet emite alerta de baixa umidade durante onda de calor no Brasil

O Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta nesta quarta-feira (15/11) para baixa umidade em parte do Sudeste e Centro-Oeste, que pode gerar riscos à saúde e de incêndios ambientais. Desde a última segunda-feira (13/11), o instituto também emitiu alerta para onda de calor, que deixa as temperaturas acima de 40ºC em grande parte do Brasil.
O alerta emitido na manhã de hoje pelo Inmet prevê umidade entre 20% e 30% em parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e praticamente todo território de Goiás. Ele segue vigente até o fim da tarde, por volta das 16h.
Cuiabá (MT) e o Rio de Janeiro (RJ) devem chegar à máxima de 40ºC, Goiânia (GO) a 39ºC, enquanto São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) podem registrar 37ºC.
Ministério da Saúde cria página com dicas para o calor
O Ministério da Saúde criou nesta terça-feira (14/11) uma página com dicas de saúde para proteger-se das temperaturas extremas. De acordo com o ministério, essas condições podem impactar a saúde de toda a população, mas, em especial, dos mais vulneráveis — como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e população em situação de rua.
Os principais sinais de alerta são transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. Nesses casos, é necessário procurar um médico. Outras dicas podem auxiliar a saúde nesses dias, veja abaixo.
Proteja-se do sol e do calor
Hidratação é fundamental
Cuidados coletivos e em casa
Cuidados com a saúde
Fonte: Correio Braziliense