Infográfico: Entenda a logística para a repatriação do grupo do Brasil que deixou Gaza neste domingo

Grupo do Brasil que será repatriado e chega na segunda-feira em Brasília após deixar Gaza
Grupo do Brasil que será repatriado e chega na segunda-feira em Brasília após deixar Gaza — Foto: Divulgação

A saída das 32 pessoas na lista brasileira para deixar a Faixa de Gaza finalmente se concretizou neste domingo, quando o grupo começou a longa trajetória rumo a Brasília. A previsão é que a chegada do aeronave em Brasília aconteça na segunda-feira, por volta das 23h30h (horário local).

O grupo saiu da Cidade de Gaza, no dia 14 de outubro, de ônibus, após o ultimato das forças israelenses para que a área fosse esvaziada. Então, foi dividido em dois, 18 em Rafah e 16 em Khan Younis. Somente três semanas depois, em 1º de novembro, a passagem na fronteira egípcia foi aberta — após um acordo entre Egito, Hamas e Israel, em coordenação com os Estados Unidos e mediado pelo Catar.

A autorização aos nomes da lista do Brasil, porém, só foi concedida na última quinta-feira, após consecutivos adiamentos, suspensões temporárias e em meio a críticas a Israel por supostamente beneficiar cidadãos de países aliados.

A fronteira com o Egito fechou novamente na sexta-feira e, depois de dois dias de espera, o grupo conseguiu sair de Gaza neste domingo. Agora, segue para o Cairo, onde embarcará na aeronave da Força Aérea Brasileira na segunda-feira, às 11h50 (horário local). Três paradas técnicas estão previstas no trajeto: em Roma, na Itália; em Las Palmas, na Espanha; e na Base Aérea do Recife, em Pernambuco.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.