Índia inicia instalação de tubos de metal para resgate de 40 trabalhadores presos há três dias em túnel

Índia continua com tentativa de resgate de 40 trabalhadores presos no túnel
Índia continua com tentativa de resgate de 40 trabalhadores presos no túnel — Foto: AFP

O resgate de 40 trabalhadores presos após o colapso de um túnel em construção no estado de Uttarakhand, norte da Índia, entrou em seu quarto dia, com as escavações e início da instalação dos tubos de alumínio, de 90 centímetros de diâmetro, que deve permitir a saída dos funcionários. O espaço tem o tamanho necessário para que os trabalhadores conseguissem rastejar pela passagem até o exterior.

O secretário de gestão de desastres, Ranjit Kumar Sinha, afirmou que a meta é resgatar os trabalhadores na madrugada desta terça-feira ou até esta quarta-feira.

Mais de 100 socorristas estão envolvidos na operação para resgatar os trabalhadores. Desde domingo, as escavadeiras abrem um túnel alternativo para permitir a saída das vítimas.

“Nosso maior sucesso é que estabelecemos contato e fornecemos oxigênio e alimentos”, disse à AFP o diretor administrativo do distrito de Uttarkashi, Abhishek Ruhela. “Estamos fazendo tudo o que é necessário para a sobrevivência deles”, acrescentou.

As equipes de resgate estão bombeando oxigênio para o túnel e também entregando alimentos pequenos, como frutas secas, aos trabalhadores.

O túnel, de 4,5 quilômetros, estava sendo construído entre Silkyara e Dangalgaon para conectar dois dos templos hindus mais sagrados, o de Uttarkashi e o de Yamunotri.

A obra é parte do projeto Char Dam Road, que pretende melhorar as ligações com alguns dos santuários hindus mais populares do país, assim como com as regiões próximas da fronteira com a China.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.