A equipe médica da Santa Casa de Campo Grande (MS) instalou uma piscina dentro do hospital para atender a um pedido de um idoso, de 79 anos, que desejava se batizar conforme os ritos da igreja evangélica. Ele está internado sob cuidados paliativos devido a problemas cardíacos avançados, já em estágio terminal.
A cerimônia reuniu médicos, familiares e membros da igreja, no dia 4 de abril. Devido à condição do paciente, sua identidade não foi divulgada.
De acordo com a médica Fernanda Romeiro, coordenadora da Linha de Cuidados Especiais, Reabilitação e Medicina Hospitalar da Santa Casa, montar a piscina dentro do quarto do hospital foi a única saída para cumprir o desejo o paciente, visto que sua atual condição não permite que ele receba alta hospitalar.
— Esse paciente manifestou o desejo de ser batizado e a família estava bastante angustiada diante das dificuldades para realizar. Ele já tem uma condição clínica avançada e a alta dele não será possível. Diante disso, conseguimos mobilizar vários setores para que pudéssemos realizar o batismo no hospital — explicou a médica.
Em um vídeo divulgado em sua rede social, Romeiro afirmou que a cerimônia representou um método diferenciado nos cuidados paliativos.
— Como o próprio ancião disse, durante o ritual montamos uma força-tarefa entre diversos setores hospital para que aquele momento fosse realizado. E foi possível a gente fazer exatamente aquilo que a gente se propõe, tentar minimizar e sanar os sofrimentos — disse.
Conforme divulgado pela Santa Casa, cuidado paliativo é o termo usado para uma abordagem multidisciplinar que visa tratar todo o sofrimento do paciente, seja ele físico, espiritual ou de outras dimensões. Em alguns casos, a equipe identifica que não é apenas os sintomas físicos que estão determinando o sofrimento, tanto para o paciente quanto para a família.
Fonte: O Globo