Historiador jardinense lança livro sobre Irmandades, Congregações de leigos e suas festas em Jardim do Seridó

A cidade de Jardim do Seridó-RN celebra a festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, momento propício para conhecer um pouco mais da tradição histórica, que se destaca como “a cidade das festas”, em virtude de uma agenda de festejos religiosos que acontece ao longo do ano.

O historiador e professor Diego Marinho de Gois partiu do contexto das festas religiosas, que acontecem na cidade, para publicar o livro “Irmandades, Congregações de leigos e suas festas: Jardim do Seridó-RN no Império e na República”, pela editora CRV.

Para Diego Gois, “o calendário de festas de santos e santas em Jardim do Seridó se estende de dezembro a dezembro, tanto no presente, quanto no passado. Elementos das antigas festas ainda são encontrados, como as novenas, as procissões. Outros se perderam com o tempo, como o pastoril, as disputas entre as barracas”.

Por meio de diversas fontes/documentos, o historiador analisa como era o cotidiano jardinense, marcado pelas festas, organizadas pelas irmandades, no tempo do Império e as novas congregações de origem francesa, que mudaram a organização dos leigos católicos no início da República.

O livro é dividido em duas partes: “Das Irmandades”, que estuda as ações dos leigos nas Irmandades da Padroeira, do Santíssimo e dos Negros do Rosário, especialmente no período imperial; e “Das Congregações de Leigos”, que foram implantadas no início da República, sendo: Apostolado da Oração, Filhas de Maria e Confraria de São Vicente de Paulo.

Trata-se de um estudo sobre as relações da igreja, representada pelos seus padres e os fiéis leigos, que se filiavam às irmandades e congregações, destacando que a territorialidade de Jardim do Seridó, no fim do Império e início da República, abrangia o entorno de Parelhas, Ouro Branco e São José do Seridó, municípios que se desmembraram de Jardim do Seridó e que formavam o espaço da antiga Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Azevedo. Em virtude da pandemia, os lançamentos serão virtuais, por meio das redes sociais e os livros estão sendo comercializados na casa do pesquisador em Jardim do Seridó.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.