Governo vai ter projeção em Brasília para marcar início da presidência do G20

Lula após encontro com líderes do G20
Lula após encontro com líderes do G20 — Foto: Ricardo Stuckert

O governo federal vai fazer projeções no Museu Nacional da República, em Brasília, nesta sexta-feira, para marcar o início da presidência brasileira do G20. O Brasil assume o comando rotativo no grupo no dia 1º de dezembro para mandato de um ano. O país recebe o posto da Índia, que liderou o G20 durante todo o ano de 2023.

A ideia é que a projeção traga mensagens celebrando a reconstrução da agenda internacional do governo, marcando “o retorno do Brasil para o mundo”, como costuma repetir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seus discursos. As imagens serão projetadas no início da noite.

— Se o ano de 2023 marcou o retorno do Brasil ao mudo, o ano de 2024 será o ano em que o mundo voltará ao Brasil — afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante abertura da Comissão Nacional do G20.

A presidência do Brasil no G20 é vista como um dos pontos mais altos da agenda internacional de Lula. No governo, é tido como um momento emblemático na retomada do protagonismo do país no cenário internacional. O presidente já afirmou que é o “mais importante evento internacional” do Brasil.

Haverá ainda, entre os dias 4 e 18 de dezembro, materiais e mensagens nos painéis dos aeroportos e redondezas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, celebrando a agenda internacional, o G20 e dando boas-vindas aos delegados que virão ao Brasil para reuniões do grupo.

Entre os dias 11 e 15 de dezembro acontecerão em Brasília as primeiras reuniões do G20, com a presença do presidente Lula.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.