Governo vai enviar nesta quinta reforma da Previdência para votação na Assembleia

A governadora Fátima Bezerra vai enviar nesta quinta-feira (13) a proposta de reforma da Previdência para discussão e votação na Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito na na reunião que terminou no início da noite desta quarta-feira (12) de representantes do governo com dirigentes dos sindicatos e associações que mantiveram a negociação para alterar pontos do projeto original, elaborado para mudar as regras de aposentadorias e pensão do sistema de previdenciário do Estado.

Entre as mudanças estão uma redução na alíquota máxima que é cobrada dos servidores ativos e inativos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. A proposta inicial foi de uma alíquota progressiva de até 18%. O acordo é para ficar em, no máximo, 16%, também progressiva.

O governo não acatou a sugestões dos Sindicato dos Auditores Fiscais para reduzir a faixa de isenção do inativos. A proposta do governo é que fiquem isentos de contribuição previdenciária aposentados e pensionistas que recebem benefícios de até R$ 2.500. O Sindicato  dos Auditores Fiscais do RN defendeu a isenção para rendimentos até R$ 6.100, equivalente ao teto do INSS, mas a sugestão não foi acatada.

Da Tribuna do Norte