Governo finaliza obra do Galpão de Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó

Depois de oito anos funcionando em prédio alugado, os seis membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó (Ascarmaca) terão, nos próximos dias, uma sede e caminhão de coleta próprios e em pleno funcionamento.

Com investimento de mais de R$ 395 mil, o Governo do RN finalizou na última semana a obra de construção do galpão e adquiriu um veículo de carga, além de equipamentos de proteção individual (EPI’s). Também foi realizado o financiamento da assistência técnica para o acompanhamento de todo processo. Os recursos foram garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, por meio do Projeto Governo Cidadão de da Secretaria Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

“A nossa expectativa é de dobrarmos a produção que até antes da pandemia girava em torno das 14 toneladas de material reciclável por mês – entre papel, papelão, plástico, pet, alumínio e metais gerais – e que rendia cerca de R$ 800 para cada membro”, disse Carina Loíse Santos, tesoureira da associação, que completou: “Queremos gerar mais emprego e renda em nossa região, tirando colegas do lixão, e dando também a nossa parcela de contribuição para a manutenção sustentável do meio ambiente”.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro falou do impacto dessas intervenções para a região: “Projetos ecológicos e de economia solidária são de extrema importância, seja para a economia da região, gerando emprego e renda, seja para o meio ambiente, com o trato adequado do lixo reciclável. Esse é mais um exemplo do empenho e do trabalho integrado do Executivo estadual, que contou com as equipes do Governo Cidadão e da Sethas, com foco na solução de cada um dos entraves desse projeto que era dado como perdido devido ao abandono da gestão passada. Muito bom ver a sua conclusão e o impacto que causará na vida de pessoas tão sofridas e geralmente esquecidas pelos poderes públicos”, finalizou Fernando Mineiro.