Governo do RN e Adese firmam convênio com duração de um ano durante evento em Caicó

O Governo do RN, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese) assinaram Termo de Compromisso visando fortalecer a agricultura familiar no território do Seridó e ampliar o acesso às políticas públicas desenvolvidas no âmbito do Governo do Estado. A assinatura aconteceu durante evento no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó na tarde desta segunda-feira (02/08).

“Historicamente no Semiárido, as obras hídricas acabavam ao final da construção, mas com o termo de fomento que estamos assinando com a Adese, antes de a obra terminar, vamos discutir e planejar o uso que a água vai ter na Agricultura Familiar. Isso é um passo importante, uma quebra de paradigma. Iremos fazer um amplo debate sobre o uso da água para a produção em bases agroecológica”, detalhou o secretário Alexandre Lima.

O Diretor-presidente da Adese, Francisco Assis, elogiou a iniciativa da parceria entre as duas instituições. “É uma alegria poder firmar essa parceria com o Governo do RN para que possamos fazer um trabalho de articulação com a população do entorno da barragem de Oiticica. Vamos trabalhar, especificamente, com os agricultores e agricultoras familiares que vão usar a nossa barragem. É um avanço para o Seridó e, com certeza, a Adese vai fazer um trabalho com muita responsabilidade”, destacou.

Também participaram da solenidade, entre outros, os secretários Fernando Mineiro (Segri), João Maria Cavalcanti (Semarh), Guilherme Saldanha (Sape), Gustavo Coelho (SIN); César Oliveira (Emater), Zenaide Maia (senadora), Francisco do PT (deputado estadual), Odon Júnior (prefeito de Currais Novos), Francisco de Assis (presidente da Adese), José Vanderli (Diretor-Executivo da Adese), Procópio Lucena (Seapac), Ana Aline (Fetarn) e Padre Ivanoff Pereira.