No I Encontro RN Faz Bonito promovido hoje pela SETHAS, a secretária da SETHAS, Iris Oliveira, disse que o governo Fátima Bezerra tem avançado no fortalecimento da rede socioassistencial para proteger crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira, no Hotel Holiday Inn Natal.
De acordo com a secretária, o I Encontro RN Faz Bonito compõe o conjunto de ação da Campanha RN Faz Bonito, dentro do Maio Laranja, que combate o abuso e exploração sexual de crianças e adolescente.
A governadora Fátima Bezerra, complementou a secretária, sempre foi uma defensora dos direitos das crianças e adolescentes e as ações de políticas públicas do executivo estadual, por meio da SETHAS e outros órgãos de governo, priorizam a rede de proteção.
A SETHAS, pontuou a secretária, além do cofinanciamento da regionalização dos serviços da média complexidade executa o projeto SUAS PELO RN, que leva apoio técnico a todos os municípios do Estado que dentre suas atribuições está a orientação a gestores e equipes técnicas para o enfrentamento à violência contra o público destinatário da campanha.
Convidados e palestrantes do Encontro foram unânimes em reconhecer que é preciso fortalecer as políticas públicas da rede de proteção para o enfrentamento aos crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A SETHAS reuniu mais de 70 municípios representados por secretárias/os de assistência social e técnicas/os do Sistema Único de Assistência Social para discutir o tema da violência que afeta crianças e adolescentes.
O promotor de Justiça do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância, Juventude e Família, Manoel Onofre Neto, disse que a proteção às crianças e adolescentes é um percurso de toda a rede de atendimento a esse público, não apenas do Ministério Público.
As crianças e adolescentes devem ser prioridade na política pública, destacou a deputada estadual Divaneide Basílio. Para isso, sugeriu, é necessário humanizar o olhar da sociedade sobre o tema da violência contra os corpos das pessoas nesta faixa etária.
Para a deputada federal Natália Bonavides, o Encontro promovido pela SETHAS é um espaço importante para debater e combater o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no país.
Segundo a vereadora Júlia Arruda, da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal, é preciso fortalecer a política pública da rede de proteção às crianças vítimas de violência.
A secretária das Mulheres, Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), Olga Aguiar, destacou que sua pasta tem o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e, junto com a SETHAS e demais órgãos, está comprometida com a luta pelo fortalecimento das redes de proteção.
Encontro foi composto por 02 painéis:
• 1º painel
“Atuação do sistema de garantia de direitos para o atendimento e cuidado às crianças e aos adolescentes em situação de violência sexual e exploração sexual” com exposição da delegada-geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva e do diretor-geral do Instituto Santos Dumont/Anita Garibaldi, Reginaldo Antônio de Oliveira Freitas Júnior.
• 2º painel
Proteção social de crianças e adolescentes em situação de abusos e exploração sexual, com exposição do coordenador de formação sociopolítica CEDECA (Casa Renascer), Carlos Henrique, e da da subcoordenadora da Proteção Social Especial da SETHAS/RN, Larissa Carvalho.
Participaram ainda o secretário de Segurança Pública Coronel Araújo, a secretária-adjunta de Educação Cleonice Cleusa Kozerski, subsecretária de Gestão e Planejamento da Saúde, Kátia Maria Queiroz Correia, além do grupo infantil Associação Cultural Dialetos de Macaíba, que fez uma apresentação cultural.