Governo do Estado e Senai-RN vão capacitar beneficiários do projeto Governo Cidadão

A governadora Fátima Bezerra autoriza nesta quinta-feira (10) o início dos cursos de capacitação em confecção de vestuário para 206 beneficiários do Edital 2 do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – o Governo Cidadão –, realizado com recursos do empréstimo do Banco Mundial. O edital financia empreendimentos econômicos e solidários da agricultura familiar, gerando oportunidades de trabalho e renda em todas as regiões potiguares. Os cursos serão ministrados por especialistas do Senai-RN. O diretor regional do órgão, Emerson da Cunha Batista, participa da assinatura, às 15h, na Governadoria (Centro Administrativo, em Natal).

“Este é o início de um trabalho mais amplo, que vai envolver 15 associações comunitárias voltadas para a confecção de roupas. Essas associações já receberam máquinas modernas e insumos, mas estavam sem produzir porque, desde a gestão passada, esperavam pela capacitação para utilizar os equipamentos. Agora esse entrave foi resolvido e todos terão acesso aos cursos de capacitação”, explicou Fernando Mineiro, secretário de Gestão de Projetos e Metas, que articulou a parceria com o Senai-RN.

O Governo vai investir R$ 212 mil para assegurar capacitação como confeccionador de moda praia; costureiro industrial (malha); costureiro na confecção de peças íntimas; operador de máquina de bordar tecido; e polivalência em confecção de vestuário. Os cursos terão duração de três meses. Os beneficiários pertencem a associações dos municípios de Passa e Fica, Parelhas, Goianinha, Campo Redondo e Portalegre.