Governo da PB antecipa férias escolares devido ao risco de coronavírus

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), anunciou, na manhã desta terça-feira (17), a antecipação das férias escolares da rede pública estadual. As aulas ficarão suspensas de 19 de março a 18 de abril, como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus. O Estado determina que escolas municipais e privadas sigam a mesma medida. A Paraíba ainda não registrou casos de novo coronavírus. Segundo boletim divulgado no início da manhã, 48 suspeitas são investigadas e 16 foram descartadas desde o início das notificações.

Entre as medidas de combate ao vírus, o Estado também divulgou, ainda, a suspensão do atendimento ao público em repartições; a elaboração de esquemas de trabalho na modalidade home office para servidores com idade acima de 60 anos, exceto para os que trabalham nas áreas da Saúde e Segurança; suspensão de visitas em abrigos de idosos; suspensão de atividades que envolvam aglomerações, como inauguração de obras e assinatura de ordens de serviços.

Segundo o governador João Azevêdo, ainda não são cogitadas medidas extremas, como fechamento de estabelecimentos comerciais. Ele destacou que o Governo do Estado está confiante no plano de contingência e não há razão para alarde. O Estado prevê a instalação de postos nas rodoviárias e aeroportos para identificar se pessoas que chegam à Paraíba trazem risco à população.

“A Paraíba está numa situação de vanguarda. Estamos nos antecipando para que não ocorra aqui o que está acontecendo em outros estados”, destacou.

O secretário da Saúde, Geraldo Medeiros, reforçou as recomendações de distanciamento social, especialmente para idosos, grupo cujos índices de letalidade da doença são mais elevados. Ele informou que o Estado espera confirmar casos nos próximos dias, mas está preparado para conter a disseminação da doença.

“Nós teremos casos confirmados na Paraíba, claro que teremos. Mas nossa intenção é minimizar a curva de transmissão. Queremos fazer a diferença. Ser diferente da China, da Itália e do restante do país. Estamos sendo radicais nas medidas para combate ao vírus. O cuidado de saúde pública que está sendo executado desde 21 de fevereiro tem sido eficiente”, acrescentou.

Do Portal Correio