Francisco do PT vai homenagear os “70 anos do Serviço de Assistência Rural da Arquidiocese de Natal”

Nesta segunda-feira (18), às 14h, na Assembleia Legislativa do RN, o deputado estadual Francisco do PT vai homenagear, em sessão solene, os 70 anos do Serviço de Assistência Rural da Arquidiocese de Natal.

O Serviço de Assistência Rural-SAR foi criado em 1949 como organismo da Arquidiocese de Natal para a sua ação social, gerando condições para a implementação de várias ações do então chamado “Movimento de Natal”. “Deste modo, o SAR, ao longo deste período de quase 70 anos, inspirado por uma Igreja comprometida com as bases populares, tem desenvolvido assim um conjunto de ações de caráter complementar e libertador, diante de graves desafios sociais”, falou o deputado propositor.

O SAR priorizou algumas áreas de atuação ao longo da sua história, tais como, Educação e Assistência Social. Deste modo, desenvolveu programas incentivando o cooperativismo, a educação sanitária e alimentar, a luta pelo desenvolvimento econômico que pudesse alavancar mudanças reais na vida do povo.

“São muitas as ações na linha da formação de base, educação política e para a cidadania, geração de emprego e renda e economia solidária, organização dos trabalhadores(as) na luta pela posse e permanência na terra e defesa dos territórios tradicionais e nos últimos anos acompanha e colabora com a formação de conselheiros das Políticas Sociais Públicas e Lideranças Comunitárias na luta pelo controle social. Por essa razão, reitero a importância dessa homenagem”, justificou Francisco do PT.

Dentre as figuras expoentes ao longo da história do SAR, destaca-se: o Pe. Eugênio Sales, Pe. Expedito Sobral de Medeiros, Pe. Pedro Moura, Pe. Nivaldo Monte, Pe. Alair Vilar. Junto a estes sacerdotes somaram-se vários cristãos leigos e leigas, como por exemplo, o professor Ulisses de Gois, o Dr. Otto Guerra, as jovens Lourdes Miranda, Terezinha Villar, as Irmãs Religiosas Vigárias.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.