Francisco do PT é presidente da Frente das Águas lançada hoje na Assembleia Legislativa do RN

Com 16 representações institucionais e da sociedade civil, ligadas a recursos hídricos e meio ambiente, foi lançada nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do RN, a Frente Parlamentar das Águas, que tem como presidente o deputado estadual Francisco do PT.

O deputado justificou a criação da Frente Parlamentar das Águas diante da necessidade de aprofundar as discussões sobre a quantidade, a qualidade e o seu uso racional da água ofertada no Estado.

A frente deve atuar na mobilização de causas de possam contribuir para a segurança hídrica do Rio Grande do Norte, a exemplo da conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco e da Barragem de Oiticica, em Jucurutu.

Outra pauta que deve estar bastante presente nos debates da frente, será os meios de reutilização de águas, a partir de experiências que já estão dando certo pelo mundo.

A deputada estadual Isolda Dantas, que compõe a Frente, chamou atenção para a importância da iniciativa do deputado Francisco e a necessidade de que se desenvolvam estudos para identificar a situação hídrica dos reservatórios do estado.

Compondo também a Frente das Águas, a deputada estadual Eudiane Macedo acrescentou que a pauta trata de um assunto fundamental a vida e, por isso, vai atuar para que a frente cresça e apresente soluções.

O diretor presidente da Caern, Roberto Sérgio parabenizou o deputado Francisco e se colocou à disposição para contribuir do ponto de vista técnico com vistas a superar a escassez de água no RN.

Por fim, Francisco do PT propôs a criação de um calendário de eventos e a realização de um seminário para receber contribuições e aprofundar o debate.

Participaram também da reunião de instalação o deputado estadual Ubaldo Fernandes, os secretários estaduais José Maria Cavalcanti (SEMARH), Caramurú Paiva (IGARN), César Oliveira (EMATER), e representações do IDEMA, UFRN, UERN, SEDRAFFETARN, MST, FEMURN, além dos representantes da Asa Potiguar, SEAPAC e os presidentes dos comitês das bacias hidrográficas do Pitimbu, Ceará-Mirim e Piancó/Piranhas/Açu. O deputado estadual Souza Neto, também integra a Frente das Águas.