Francisco do PT critica lentidão do Governo Federal para início da obra na Barragem Passagem das Traíras

O deputado estadual Francisco do PT criticou na Sessão Ordinária de hoje (19), da Assembleia Legislativa do RN (AL-RN), a morosidade do Governo Federal com a obra na Barragem Passagem das Traíras, compromisso assumido em junho pelo ministro do Desenvolvimento Regional (MDR) Rogério Marinho, mas que até agora não foi iniciada.

Presidente da Frente Parlamentar das Águas, Francisco do PT tem pautado esse tema como uma das prioridades do seu mandato, onde já apresentou requerimentos e fez pronunciamentos cobrando do Governo Federal a liberação de recursos para a realização da obra de recuperação na Barragem Passagem das Traíras.

No pronunciamento, Francisco do PT lembrou que a obra seria executada pelo Governo do Estado, mas que por intervenção do ministro Rogério Marinho o projeto tornou-se de competência do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). “Cinco meses depois do ministro anunciar que a obra seria executada pelo Governo Federal, nada até agora foi feito. As pessoas da região do Seridó, especialmente de Jardim do Seridó, São José do Seridó e Caicó, estão cobrando uma posição, pois o inverno se aproxima e a obra não começou. O risco de rompimento é real e nos preocupa”.

Segundo o deputado petista, a Passagem das Traíras é uma das mais importantes barragens do Rio Grande do Norte, com capacidade superior a 49 milhões de m3, sendo responsável pela garantia de abastecimento de água para vários municípios da região do Seridó.

Em tempo

Em 2019, a governadora Fátima Bezerra determinou a realização de estudos e a confecção do projeto de recuperação da Barragem Passagem das Traíras, aplicando R$ 575 mil dos recursos do Tesouro Estadual. Os trabalhos foram iniciados com a abertura de uma fenda para que a água não acumulasse em seu volume máximo e o risco de rompimento fosse minimizado. Resta agora o Governo Federal realizar a obra de recuperação da barragem.