Fortes chuvas causam enchentes no Rio Grande do Sul

Vale do Taquari
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, emitiu um alerta para a população do Vale do Taquari; na imagem, a região inundada

Fortes chuvas causaram inundações e estragos em regiões do Rio Grande do Sul neste sábado (18.nov.2023). Por causa de transbordamento de rios, enchentes foram registradas no Vale do Taquari, Bom Jesus e Jaquirana. Outras áreas atingidas foram a região Metropolitana de Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Assista (4min5s): 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), alertou a população do Vale do Taquari neste sábado (18.nov), afirmando existir uma “forte possibilidade de elevação muito rápida do rio Taquari nas próximas horas”.

Em publicação no X (ex-Twitter), Leite relembrou que a região foi atingida por enchentes em setembro. “É muito importante que todos saibam que esse risco é real. Precisamos que essas pessoas que vivem nessas localidades atingidas em setembro deixem as suas casas e possam estar em locais seguros”, disse.

⚠️ ALERTA para o Vale do Taquari: mesmo que não seja na forma de enxurrada, há forte possibilidade de elevação muito rápida do rio Taquari nas próximas horas, podendo atingir níveis semelhantes aos do episódio de setembro/23. pic.twitter.com/jcYrDHeoGP

— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) November 18, 2023

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também emitiu um alerta de inundação para o rio Uruguai, que passa pelo noroeste e pela fronteira oeste do Estado gaúcho

Chuvas e enchentes também foram registradas em Santa Catarina na 6ª feira (17.nov) e neste sábado (18.nov). A cidade teve sua 2ª maior enchente depois que o rio Itajaí-Açu transbordou.

Imagens aceleradas de uma câmera de segurança mostram o avanço da água na rua Fernando Silva do bairro Canoas, em Rio do Sul, no Vale do Itajaí.

No vídeo, é possível observar que em cerca de 24 horas, a rua foi tomada, com a água chegando até o 1º andar das casas no local. Segundo a prefeitura, 50% das vias foram tomadas pela água.

Assista (46s): 

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.