Filme sobre vendedores de Cavaco Chinês será exibido no festival Curta Caicó

O curta metragem Tingo Lingo do cineasta potiguar Wallace Santos, com produção da Casa da Praia Filmes será exibido próximo Sábado, 15, às 18h20 durante a programação da 2ª Edição do Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó, que acontece entre os dias 13 à 16 de Junho.

Essa é a quarta exibição pública do filme em festivais, Tingo Lingo teve seu pre lançamento na 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, na cidade de São Miguel do Gostoso/RN no mês de Novembro de 2018. Desde então, o diretor Wallace Santos tem inscrito o filme em diversos festivais nacionais e internacionais. Na sua segunda exibição no Cine Verão, em Natal, o filme ganhou o prêmio de Melhor Direção de fotografia para o fotógrafo Rodrigo Sena. O curta metragem é fruto de longa pesquisa do realizador que tem em sua criação a vivência com personagens da cultura popular no seu dia a dia e foi filmado além de Natal, no Seridó (Florânia) e no Trairy (Santa Cruz), lugar onde vive parte de sua família.

“Tingo Lingo é minha memória afetiva de criança que ainda reverbera nos dias de hoje. Sei que não é uma memória afetiva só minha, é de uma grande quantidade de pessoas entre os mais novos até os mais idosos que já viu os vendedores de cavaco chinês passar nas cidades. Tingo Lingo é minha vivência no sertão, no urbano e no litoral. A ideia é que as pessoas reflitam sobre o momento atual político a partir do recorte de personagens históricos do nosso cotidiano. Antes de fazer o filme viajei por longo período nos estados do RN, na PB, em PE, no CE e na BA, vivenciando como se dava a manifestação desses vendedores ambulantes em outras cidades” explicou o realizador Wallace Santos.

“Tingo Lingo” é uma produção da Casa da Praia Filmes, com patrocínio da Ancine, FSA – Fundo Setorial do Audiovisual, BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e Prefeitura do Natal, por meio do edital Cine Natal 2016.

2º Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó

O Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó surge com o objetivo de preencher uma lacuna no audiovisual, em Caicó e região do Seridó. Desde meados da década de 90 que o município não dispõe de salas de cinema. Outrora, a região se destacava com várias salas (Cine Pax, Rio Branco, Santo Antônio, Alvorada) que aos poucos foram extintas.

Com o crescimento do interesse no audiovisual, e exibição de mostras realizadas pelo Centro Cultural, Sesc e Casa de Cultura Popular, além do trabalho de produtores independentes, surgiu o desejo de cinéfilos e amantes da sétima arte em realizarem o seu festival que recebeu o nome de Curta Caicó.

Caicó, que possui vários atrativos turísticos, com festas de reconhecimento nacional, uma gastronomia forte e uma tradição latente, retoma com o Curta Caicó a possibilidade de proporcionar às novas gerações o interesse pelo cinema, bem como resgatar do passado o sentimento nostálgico de amor ao cinema.

Essa é a 2ª edição do Festival que acontece no centro cultura Adjunto Dias e é realizado pela Referência Comunicação, empresa de comunicação sediada em Caicó que tem marcado presença no mercado audiovisual. Serão quatro dias de programação cultural. A exibição de Tingo Lingo será exibido no dia 15 às 18h20 horas junto com outros 10 filmes potiguares na MOSTRA CINE SÃO FRANCISCO – COMPETITIVA POTIGUAR.

O Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação e conta com apoio do Governo do Estado, Fundação José Augusto, SESC RN, CERES – UFRN, UERN, Canal Futura, Calle, Óticas Mirna, Brisanet, Unicords, Elo Company, Místika, ACCIRN, ABDeC e Setcenas.