Fest Bossa & Jazz movimenta fim de semana em Mossoró

Para promover a cultura e a educação musical, de maneira a fortalecer a interiorização do Turismo, o Estado promoveu durante este final de semana, via Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, o Fest Bossa & Jazz 2018, em Mossoró.

O secretário da Sethas e coordenador do Projeto Governo Cidadão destaca que, com foco no desenvolvimento regional sustentável, a promoção do festival de música vai além.

“Um evento como esse promove ainda a integração da comercialização dos produtos regionais e o forte incentivo à educação e profissionalização musical aos jovens que visitarão o evento”, disse.

Jovens como a Melissa Aguiar, artesã cearense que mora em Mossoró e há dois anos participa do festival, disse que essa é uma oportunidade de mostrar seu artesanato para futuros clientes.

“Nem sempre as vendas são tão boas, porque muitas vezes o cliente não quer comprar para ficar com uma sacola durante o show. Mas eles acabam pegando nosso contato e comprando até mais do que comprariam aqui, após o evento, em nossa loja”, comemorou.

Na programação, muitas atrações musicais locais, regionais, nacionais e internacionais, de artistas novos e consagrados, contando com a proposta de contrapartidas sociais, com a promoção de workshops, oficinas e palestras gratuítas destinadas a estudantes da música ou entusiastas.

“Trabalhar o nosso Turismo, numa terra como Mossoró é muito especial. E fazer isso com foco no jazz, soul, bossa nova e blues, promovendo um intercâmbio entre artistas e plateia torna o momento ainda mais enriquecedor”, comentou a Secretária adjunta de Turismo do RN, Solange Portela.

“Receber um evento deste porte aqui em Mossoró, promovendo lazer gratuito à toda população e de qualidade, com artistas incríveis como Lu D’sosa com Sérgio Groove trazendo o tributo a Gil, sem falar na Roberta Sá à convite da Sesi Big Band – que teve uma entrada triunfal de seus músicos-, é surreal”, ressaltou a estudante de medicina, Fernanda Xavier, se referindo aos músicos que são também os maestros do projeto das Bandas Sinfônicas para a Juventude, financiaras pelo Estado do RN, via banco mundial, quando se juntaram ao maestro português Eugênio Graça.

Completando a programação, a produtora cultural Juçara Figueiredo ainda lembrou que “aconteceram shows internacionais como Taryn Donath, nacionais como Alan Jones, além de diversos cortejos e Jam Sessions com grupos locais como o mossoroense Monxoró Bass”.

[Oficinas e Workshops]

Durante os três dias de evento, foram promovidas oficinas musicais com alunos do município na Escola de Artes de Mossoró, com o tema ‘A Bossa Nova’.

“Trouxemos a Bossa Nova, a sua história, a musicalidade, através da música ‘Garota de Ipanema’ de Tom Jobim. Trabalhamos o canto com os estudantes, fizemos sons com o nosso próprio corpo, apresentando um estilo que muitos não conheciam”, explicou o músico e professor Bruno Hermínio, no intervalo entre as aulas.

Já os amantes da gaita tiveram uma grande oportunidade ao participarem de um workshop com Marcelo Naves, músico gaitista há mais de 20 anos, considerado hoje um dos maiores gaitistas de Blues do Brasil.

“Foi muito enriquecedor. É algo difícil de presenciarmos por aqui, né?! O Marcelo sabe muito e nos deu muitas dicas”, afirmou o estudante de Música Caique Alexandre de 22 anos.

[Histórico]

O Fest Bossa & Jazz está celebrando seu 9º ano e 16ª edição. O primeiro festival aconteceu em abril de 2010 para um público fechado de 4 mil pessoas.

Em 2012, foi aceita a proposta de torná-lo aberto e gratuito ao público e, assim, instalado em Pipa. Desde então, o Fest vem crescendo e passou a ter formato de circuito. Em 2018 o festival volta pela terceira vez à Mossoró.