Extremos climáticos: onda de calor e tempestades deixam mortos pelo Brasil; saiba onde

Isabeli Soardi e Welerson dos Santos morreram durante temporais
Isabeli Soardi e Welerson dos Santos morreram durante temporais — Foto: Reprodução

Em uma semana marcada pelos extremos climáticos, pelo menos duas pessoas morreram devido ao forte calor e outras duas em decorrência de tempestades. As vítimas são dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas acima da média devem alcançar o pico nesta quinta-feira e novos temporais podem ocorrer no Sul do país.

Uma das mortes aconteceu na cidade gaúcha de Giruá. A vítima foi identificada como Isabeli Soardi, de 26 anos. A jovem estava em um ginásio esportivo na noite desta quarta-feira quando o vendaval da tempestade arrancou o telhado e deixou o local parcialmente destruído. Ela acabou atingida por uma estrutura de alvenaria. Outras 57 pessoas ficaram feridas.

Isabeli era fisioterapeuta com mestrado em Atenção à Saúde. Amigos da jovem lamentaram a morte nas redes sociais. “Ainda sem acreditar, triste receber a notícia que você partiu. Que Deus te receba de braços abertos e que ele conforte o coração de seus pais, amigos e familiares neste momento”, disse uma amiga.

Também na quarta-feira, um pedreiro morreu na cidade mineira de Cássia. A estrutura de um galpão se soltou e caiu sobre Welerson dos Santos, de 59 anos. A vítima trabalhava em uma obra no local, situado nas margens da MG-444. A estrutura do galpão ficou destruída e atingiu carros que estavam estacionados no local.

A combinação entre a negligência do motorista de uma van escolar, em São Paulo, e a temperatura de quase 40 graus registrada na capital paulista durante a tarde, terminou em tragédia nesta terça-feira. Esquecido no interior do veículo, quando na verdade deveria ter sido deixado na creche no início da manhã, o menino Apollo Gabriel Rodrigues, de apenas 2 anos, morreu sob circunstâncias que, de acordo com a perícia, estariam ligadas diretamente à condição climática.

O motorista do veículo e sua assistente chegaram a ser presos, mas foram liberados pela Justiça. O caso segue em investigação.

Em Minas Gerais, um dos estados onde houve maior incidência de temperaturas acima dos 40 graus – em Unaí termômetros marcaram 42,6 graus na terça – também houve registro de morte. Aconteceu em Juiz de Fora. Uma idosa de 73 anos morreu depois de passar mal por conta do calor enquanto fazia compras num supermercado que fica na Avenida Getúlio Vargas, na região central da cidade. No mesmo município, pelo menos outros dois idosos também precisaram ser socorridos com sintomas ligados à alta temperatura.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.