Exposição sobre negritude potiguar acontece no Litoral Norte

A negritude potiguar é tema de imagem e exaltação na exposição fotográfica “Pretas, pretinhos – Pretos, pretinhas”, que será aberta no próximo sábado (23), às 19h, na Galeria Sol da Meia Noite, em São Miguel do Gostoso. As imagens foram feitas por Rubens dos Anjos, um fotógrafo nativo, que fez questão de registrar moradores de variados segmentos da região. A mostra é uma proposta afirmativa que vai exibir, com orgulho, negros que moram nessa cidade do litoral norte do estado. A exposição deverá permanecer por três meses na galeria, um espaço de arte e cultura aberto recentemente.

“Pretas, pretinhos” apresenta 20 fotos de pessoas negras que moram na região, de variadas origens e extratos sociais. “A ideia da exposição surgiu de querer mostrar como é a população negra de Gostoso, a vontade de exibir uma representatividade positiva, que não costuma ser mostrada com frequência”, afirma Themis Lima, gestora de projetos da galeria. Essa será a primeira exposição temporária da galeria.

Rubens dos Anjos fez questão de produzir todo o ensaio com um aparelho celular, abordando seus “modelos” em várias partes da cidade. Os homens e mulheres retratados provam o quanto a população negra de São Miguel do Gostoso é diversa. Themis cita Fátima, uma senegalesa radicada na cidade, que tem filhos brasileiros e cuida de uma pousada. A ela se juntam trabalhadores de vários segmentos e idades, todos formando parte importante da identidade local.

Além de contribuir para combater o racismo ainda vigente na sociedade, a mostra também objetiva expor a beleza que muitas  pessoas ainda não percebem em si mesmas. “Muita gente abordada por Rubens dizia que não era bonita pra ser fotografada. Ele as fazia mudar de ideia ao se verem melhor. Então a exposição também é um resgate da autoestima delas, algo que o racismo costuma apagar”, conta.

O projeto e a produção de fotos começaram em 2020, mas foram suspensas por causa da pandemia, sendo retomada este ano. Themis ressalta que muitas das pessoas retratadas vão se ver transformadas quando a exposição abrir, pois algumas mudaram bastante de dois anos pra cá. “Uma das registradas é uma mulher trans que na época ainda estava em processo de transição. Crianças que hoje estão maiores…vai ser uma surpresa para todo mundo”, diz.

A Galeria Sol da Meia Noite foi inaugurada em novembro de 2021, por Emanuel Neri, com a proposta de se tornar um importante espaço de arte de São Miguel do Gostoso, destinada à comunidade local e a turistas que visitam a cidade. A galeria conta com amplo espaço de jardim, com a exibição de esculturas e murais de diversas tendências artísticas.

A casa também conta com amplo espaço interno para exposições de obras artísticas diversas. A ideia é apresentar obras de artistas regionais, bem como de outras regiões do Brasil e até do exterior. Em agosto, por exemplo, será exibida a exposição “Olhar Estrangeiro”, do pintor francês Patrick d’Esperies, que mora em São Miguel do Gostoso. Está aberta de terça a domingo, das 18h às 21h.

Serviço:

O que: Abertura da exposição “Pretas, pretinhos – Pretos, pretinhas”, de Rubens dos Anjos

Quando: Sábado (23), às 19h

Onde: Galeria Sol da Meia Noite, em São Miguel do Gostoso/RN

Do Tribuna do Norte

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.