Estruturas de mina da Vale são interditadas em Mariana (MG)

Três estruturas da Mina de Fábrica Nova, da Vale, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, foram interditadas preventivamente pela Agência Nacional de Mineração (ANM) por problemas de instabilidade. As atividades nos locais também foram suspensas.
Segundo a ANM, as pilhas interditadas foram a PDE Permanente I, PDE Permanente II e PDE União Vertente Santa Rita.
A decisão sobre a manutenção desta intervenção virá após o resultado de um laudo que ateste a estabilidade das três estruturas. Durante esta semana, a ANM e a Defesa Civil realizam vistorias e estudam a “linha de ação” que deverá ser adotada pela empresa.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deu abertura em um procedimento para investigar a interdição. Aproximadamente 295 pessoas que vivem na região abaixo das barragens, no distrito de Santa Rita Durão, também foram orientadas a evacuar a localidade. Essas pessoas, segundo documentos citados pelo g1, podem ser atingidas em caso de acidente ou rompimento.
Em nota, o MPMG afirmou que uma equipe técnica do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) está no local e atua junto às equipes da ANM.
Fonte: O Globo