Escola Estadual João Alencar de Medeiros, em Ipueira, tem semana de destaque com apresentação de trabalhos com valorização dos Jovens

A Escola Estadual João Alencar de Medeiros, na semana que precedeu o encerramento de outubro, apresentou ao Seridó, um pouco das contribuições que têm dado para o efetivo reconhecimento dos jovens como verdadeiros protagonistas da transformação da realidade social.

O projeto “Prefácio: o alunado como protagonista na construção de uma nova realidade social com base no desenvolvimento sustentável”, que tem como coordenador o professor de sociologia, Cassiano Quinino de Medeiros Figueirêdo, foi aceito pela 10ª DIREC para ser apresentado na quarta-feira, dia 23, na I Mostra de experiências que entrelaçam saberes, evento conjugado com a VI Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (EXPOTEC) do IFRN.

No Prefácio, os alunos da EEJAM são responsáveis por executar várias etapas na realização de um trabalho que implica em recolher óleo usado junto à comunidade e direcionar às mulheres atendidas pelo CRAS do município, para produzirem sabão em barra, que são respectivamente, doados e vendidos. As famílias que participam do projeto doando óleo usado, são bonificadas com sabão a cada remessa produzida. O excedente produzido é comercializado e os lucros decorrentes das vendas são divididos igualmente entre as mulheres produtoras de sabão e a escola, que deve usar em benefício dos alunos.

Na sexta-feira, dia 25, foi a vez dos alunos da EEJAM apresentarem à comunidade local o “X Sarau cultural: interação social na formação do indivíduo”. Há 10 anos o projeto foi idealizado pela professora de Filosofia, Asenate Saraiva. Ao longo destes anos as parcerias têm sido aumentadas e as apresentações vêm sendo aperfeiçoadas com a colaboração do corpo docente e daqueles que são os principais responsáveis pelo todo: os próprios alunos.

O compromisso de todos que fazem a EEJAM, tem possibilitado que a escola se destaque e desenvolva trabalhos de grande importância. É preciso acreditar na juventude e conscientizá-los do poder de transformação que têm.