O governo do Rio Grande do Sul anunciou uma mudança importante no critério de medição do nível do Guaíba, em Porto Alegre. O Cais Mauá deixou de ser o local de mensuração, que agora é realizada na Usina do Gasômetro. Mais que a localização, a principal modificação diz respeito à cota de transbordamento, que passou de 3 metros para para 3,60 metros.
A mudança na cota de inundação deveu-se a declividade da linha d’água e ao relevo submarino.
A régua de medição, originalmente instalada no Cais Mauá, foi desativada depois que ficou danificada com a enchente de 2 de maio. Desde o dia seguinte uma régua emergencial estava instalada na Usina do Gasômetro. No entanto, a cota de inundação foi mantida em 3 metros, como se ainda estivesse no Cais Mauá.
No novo ponto de medição, instalado desde 3 de maio e já usado antes como parâmetro pela Agência Nacional de Águas e Saneamento, a cota de alerta passou a ser de 3,15 metros e a de inundação, de 3,60 metros. O professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH – UFRGS), Fernando Dornelles, detalhou por qual motivo foi realizada a mudança de estação de medição.
— Durante a subida a régua, o instrumento foi atingido pela inundação e ficou inoperante. Então foi emergencialmente instalar uma régua a dois quilômetros e meio adiante daquele ponto que foi o monitoramento emergencial. Na ocasião, a instalação se colocou na mesma leitura, mas não se levou em conta a declividade da linha d’água que estava acontecendo naquele momento. Isso aí é um procedimento que é bastante comum, as inundações extremas, elas levam esses instrumentos e a gente fica sem monitoramento até que se restabeleça de alguma maneira temporária — descreveu ao GLOBO. A informação foi confirmada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) do estado.
Em nota, o governo declarou que “a diferença de níveis de referência para inundação se dá porque as estações telemétricas encontram-se em locais diferentes da orla e com diferentes relevos. É importante ressaltar que não há alteração na medição do nível do lago, visto que o nível do Guaíba só muda com o aumento da afluência de vazões ou com represamento do escoamento. Os níveis históricos seguem os mesmos, o que foi restabelecida é a referência do nível de alerta e de inundação”.
Na última atualização divulgada pelo Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic) no X (antigo Twitter), às 13h15, o nível do Guaíba se encontrava em 3,88 metros, ou seja, 18 centímetros acima da cota de inundação definida para a Usina do Gasômetro.
O número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul segue em 169. Além disso, caiu de 53 para 44 pessoas a estatística de desaparecidos, de acordo com o boletim atualizado da Defesa Civil gaúcha, publicado na manhã desta quarta-feira (29).
Fonte: O Globo