Estudantes que saírem das provas do Enem poderão acompanhar hoje o gabarito extraoficial no site do GLOBO. A partir das 18h45m, professores da Plataforma AZ de Aprendizagem vão corrigir as provas de Linguagens e Ciências Humanas e comentar a redação ao vivo em uma live. Ambos estarão disponíveis em um canal digital no site do GLOBO, fruto de uma parceria entre o jornal e a Conexia Educação, responsável pela Plataforma AZ de Aprendizagem.
A transmissão de hoje poderá ser acompanhada no canal de YouTube do GLOBO e também nas redes sociais da Plataforma AZ. Os candidatos poderão enviar perguntas ao vivo pelo chat. Além da live, o gabarito das provas azul, branca, rosa e amarela do Enem também estará disponível gratuitamente no site do jornal.
Os estudantes poderão ainda utilizar uma ferramenta desenvolvida pelo jornal que estima a nota do aluno pela quantidade de acertos. A prova do Enem é corrigida pelo método Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração quantas e quais questões acertadas. Por isso, a ferramenta, criada com base nos resultados de 2023, é necessária para uma projeção da nota dos candidatos.
O gabarito oficial do Enem só é divulgado no fim de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já as notas da prova só são liberadas em janeiro do ano que vem, pela Página do Participante.
Desde o começo do mês, os estudantes podem conferir no site do GLOBO dicas de estudo e orientações sobre como treinar a redação. Eles também tiveram acesso a um aulão especial, realizado em 19 de outubro, acerca de todos os temas abordados na prova
— Reunimos os nossos professores com maior expertise em Enem para oferecer dicas indispensáveis nessa reta final de estudos. Nosso time de especialistas também realizou estudos minuciosos sobre competências e habilidades mais recorrentes, e todo o nosso conteúdo foi planejado para que os alunos consigam obter a melhor performance no exame — explica Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.
Semanalmente, foram publicados conteúdos variados na página do canal, inclusive uma cartilha em formato para WhatsApp que apresentou tudo sobre as cinco competências que cada candidato precisa demonstrar na elaboração da redação. São recomendações fundamentais — dando conta do que deve e não deve ser feito — para quem quer obter uma boa pontuação com o texto. A iniciativa visa a alcançar o maior número possível de jovens.
— O Enem é um momento decisivo na vida das famílias. Para auxiliar esses leitores, O GLOBO oferece uma cobertura que alia informação e serviço, com dicas para quem vai fazer a prova, possíveis conteúdos cobrados e um olhar mais aprofundado sobre a redação — afirma o editor executivo André Miranda.
Fonte: O Globo