Uma imagem curiosa tem gerado descontração na entrada da PUCRS, um dos maiores locais da prova do Enem 2024 em Porto Alegre: antes da abertura dos portões, estudantes são convidados a dar socos em um saco de pancadas. Para um dos participantes da dinâmica, Iagor Feitosa Costa, de 16 anos, o exercício físico o ajuda a diminuir o estresse.
— Eu faço Jiu-Jitsu e acho que as artes marciais ajudam a desestressar. Vou começar a prova mais tranquilo — explica o estudante, que presta o Enem pela primeira vez como treino, pois está no segundo ano do Ensino Médio.
A dinâmica foi elaborada pelo projeto Força Jovem Universal (FJU), da Igreja Universal. Além do saco de pancadas, o grupo entrega canetas e águas aos estudantes, e disponibilizou o “cantinho do desabafo”, em que os participantes do Enem podem contar suas angústias a um voluntário.
Iagor deseja realizar o curso de Direito e não é por qualquer motivo. Na infância, seu irmão sofreu de uma doença rara e a família tinha dificuldades de ter acesso à medicação, até que uma decisão de um juiz federal destinou a eles os remédios necessários para o tratamento.
— Desde este dia eu quis ser juiz federal, sempre quis prestar Direito — afirma o estudante.
A aplicação da primeira etapa do Enem 2024 será realizada neste domingo (3), a partir de 13h30, em todos os estados, mais o Distrito Federal, em 1753 municípios.
São 4.325.960 inscritos confirmados, que vão testar os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.
Nos dois dias de provas, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento, às 13h. É proibida a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões.
A programação do exame segue o horário oficial de Brasília, por isso, o horário de abertura e fechamento dos portões, e de início da prova podem variar, de acordo com o fuso horário em algumas regiões do país.
Assim como em edições passadas, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos. No distrito de Fernando de Noronha (PE), que está uma hora à frente do fuso de Brasília, os portões abrem às 13h e fecham às 14h do horário local.
No Amazonas (com exceção de 13 municípios: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga), além dos estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a abertura dos portões será realizada às 11h e o fechamento às 12h, no horário local.
Já no Acre, os portões serão abertos às 10h e fechados às 11h, também pelo horário local.
Fonte: O Globo