A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, preparou uma nova operação de trânsito e transporte especial para este domingo (3) e o próximo, 10 de novembro, dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O planejamento, realizado pela prefeitura, visa atender os milhares de estudantes que farão as provas na capital mineira.
Além da ampliação e do reforço dos horários de ônibus, foram adicionadas 367 viagens na rota, em comparação a outros domingos. No total, as 50 linhas estão divididas em 48 convencionais e duas linhas suplementares, que podem ser consultadas no link.
A estratégia, também adotada em 2023, vai oferecer bicicletas elétricas gratuitas para o deslocamento dos alunos aos locais de prova. O plano fornecerá duas viagens sem custos para todos os candidatos, que devem ser realizadas em até 120 minutos cada.
Para utilizar o serviço, é necessário app “Tembici” na loja de aplicativos do smartphone, preencher os dados e utilizar o código que será fornecido via SMS no celular do usuário.
A organização do Enem recomenda que os vestibulandos saiam de casa com antecedência e se planejem para chegar ao locais de provas com uma hora de antecedência. Neste primeiro dia de aplicação, os portões abrem às 12 horas e fecham, pontualmente, às 13 horas no horário de Brasília.
Fonte: O Globo