Se no primeiro domingo do Enem 2023, no último dia 5 de novembro, Caetano Veloso ficou na dúvida sobre qual alternativa escolher na questão de interpretação acerca de trechos de duas músicas de sua própria autoria — “Alegria, Alegria” (1968) e “Anjos Tronchos” (2021) —, o gabarito oficial do exame, divulgado nesta terça-feira (14), confirmou que um dos seus palpites estava certo.
O cantor brincou ao responder a questão — que pedia para que o estudante citasse semelhanças entre as duas letras, feitas em momentos históricos distintos — e acabou ficando com duas alternativas. O momento foi registrado pela mulher do compositor, Paula Lavigne.
— Quando eu li achei que são todas (as opções) — disse Caetano ao ser questionado pela esposa. — Uso de cores como elementos de crítica a hábitos contemporâneos. Na verdade, tem isso nas duas letras.
Ao final do vídeo, Caetano concluiu que as opções B e D eram “as mais corretas”. E um dos palpites estava de fato certo, segundo o gabarito oficial do Enem 2023. Para os organizadores da prova, a resposta correta era a B, que dizia que ambas as canções abordavam a “percepção da profusão de informações gerada pela tecnologia”.
No próprio domingo, o gabarito extraoficial feito por professores da Plataforma AZ de Aprendizagem para o GLOBO já adiantava que a opção correta era a B.
Fonte: O Globo