Enem 2023: É obrigatório levar o cartão de confirmação? Entenda

Enem 2023 é realizado nos dias 5 e 12 de novembro
Enem 2023 é realizado nos dias 5 e 12 de novembro — Foto: Leo Martins

Apesar de não ser obrigatório, a recomendação do Inep é imprimir e levar o cartão nos dias de exame. Neste documento, os participantes podem conferir as informações referentes ao local de prova, horário de abertura e fechamento dos portões, bem como escolha da língua estrangeira, atendimento especializado e tratamento por nome social, caso tenha sido solicitado pelo participante.

Dedicar alguns momentos nos dias anteriores para separar e organizar o que levar e não levar para o Enem pode fazer diferença. Por meio de editais e outros informativos, a organização do Exame Nacional do Ensino Médio explica o que é permitido levar para o local de prova do Enem. Listamos abaixo algumas coisas que não podem faltar no dia:

Sem o documento oficial de identidade o participante não faz a prova, além de acarretar na eliminação do candidato. Veja abaixo a lista de documentos que são aceitos:

Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas. Para estes será realizado um método de identificação exclusivo, com coleta de alguns dados e assinatura em formulário específico.

A organização do Enem é clara: a prova somente pode ser feita com caneta esferográfica de tubo transparente de tinta preta. É indicado ao vestibulando que leva ao menos duas no dia da prova.

São permitidos alimentos industrializados lacrados como chocolate, barra de cereal, biscoitos, salgadinhos, doces e alimentos naturais como sanduíches, amendoim, castanhas, salgados assados, frutas e legumes de fácil ingestão em potes ou embalagens transparentes. Os lanches poderão ser vistoriados antes do participante entrar na sala.

Em casos onde o candidato faltará o trabalho nos dias de prova, é necessário levar a Declaração de comparecimento impressa, e pedir que o aplicador do Enem assine o documento. Para acessá-la, o candidato deve efetuar seu login na Página do Participante e imprimi-lo:

O participante deve atentar-se, pois segundo o edital, aqueles que estiverem com óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, caneta de material não transparente, serão eliminados. Recomenda-se evitar usar pulseiras, colares e brincos que possam incomodar e, com isso, atrapalhar a concentração na hora da prova.

O edital do Enem 2023 pontua uma série de itens e situações que podem eliminar um participante da prova. Entenda quais são:

Todas as informações sobre a realização do Enem estão na página do Inep.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.