Enel diz que religou luz para clientes impactados por chuvas

A Enel Distribuição São Paulo informou, na manhã desta sexta-feira (17), que restabeleceu o fornecimento de energia para todos os 290 mil clientes que haviam ficado sem luz após as chuvas que atingiram a Região Metropolitana na última quarta-feira (15). As regiões Norte e Oeste da capital foram as mais afetadas.
A concessionária ainda destacou seus técnicos seguem trabalhando em outros casos específicos de falta de energia que foram registrados nesta quinta. Segundo a Enel, “a forte chuva provocou queda de árvores sobre a rede e arremessou galhos e outros objetos sobre a fiação” e foram colocadas 900 equipes nas ruas para atender as ocorrências.
O novo problema da falta de energia elétrica na Grande São Paulo ocorreu menos de duas semanas após o apagão afetou mais de 2 milhões de endereços no dia 3 de novembro. Parte das residências só teve o serviço restabelecido seis dias depois, e muitas pessoas relataram perdas de alimentos na geladeira e de estoques inteiros em seus comércios.
Nesta quinta, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), disse que pediu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o cancelamento do contrato de concessão da Enel. Nunes falou que o problema com a empresa “é grave” e anterior ao apagão do início do mês.
— É inaceitável a gente ter uma empresa que não tem um pingo de respeito com a população e que deixou as pessoas sem energia quase uma semana — disse o prefeito.
A distribuição de energia, apesar de operada nos municípios, é uma concessão regulada pelo governo federal. A empresa herdou um contrato firmado com a Eletropaulo em 1998 e que tem vigência até 2028.
Fonte: O Globo