O número de pessoas mortas por leptospirose no Rio Grande do Sul subiu para sete, de acordo com informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira. Os casos estão relacionados com as enchentes que atingem várias cidades gaúchas. O governo ainda investiga outros dez casos de óbito para certificar que eles de fato foram em decorrência da doença. Até agora, há 2.327 casos da doença notificados. Desse total, 141 foram confirmados.
As duas últimas vítimas são homens, de 56 e 59 anos, residentes em Porto Alegre e Canoas. O óbito do morador de Canoas foi no dia 21 de maio, enquanto a morte do morador da capital ocorreu no dia 23.
As primeiras vítimas da leptospirose foram dois homens, de 56 e 50 anos, moradores dos município de Cachoeirinha e da capital Porto Alegre. Depois, outras três mortes foram confirmadas em Venâncio Aires, Travesseiro e Viamão.
A contaminação com a bactéria Leptospira, responsável pela doença, é transmitida através da pele — especialmente se esta estiver com lesões abertas — a partir da exposição direta ou indireta à urina de ratos ou outros animais contaminados.
Em locais onde ocorreram enchentes, esta urina pode se misturar à água e ser disseminada até chegar aos seres humanos. A infecção é considerada febril aguda, ou seja, provoca febre alta e tem, de acordo com o Ministério da Saúde, um risco de letalidade de 40% nos casos mais graves.
A primeira fase dos sintomas dura cerca de 3 a 7 dias, a segunda . Os principais da fase precoce são:
Em casos leves, o atendimento é ambulatorial, já os mais graves exigem hospitalização imediata.
Sintomas em casos graves:
A principal recomendação para se prevenir contra a doença é evitar qualquer contato com água ou lama de enchentes. Caso isto não seja possível, botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés) são os equipamentos indicados.
Quando a água abaixar a orientação do Ministério da Saúde é retirar essa lama (sempre com a proteção de luvas e botas de borracha) e desinfetar o local com uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, na seguinte proporção: para 20 litros de água, adicionar duas xícaras de chá (400mL) de hipoclorito de sódio a 2,5% e deixar agir por 15 minutos.
Fonte: O Globo