Empresas de energia são mobilizadas para ajudar na reconstrução de cidades afetadas pelas chuvas no RS

Ministério de Minas e Energia mobilizou empresas de distribuição de energia do país para dar apoio ao trabalho de reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul
Ministério de Minas e Energia mobilizou empresas de distribuição de energia do país para dar apoio ao trabalho de reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul — Foto: Divulgação

O Ministério de Minas e Energia mobilizou empresas de distribuição de energia do país para dar apoio ao trabalho de reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas chuvas. A Light está atuando em parceria com as companhias gaúchas — CEEE Equatorial e RGE Sul — e participando do planejamento para a religação da rede elétrica. Até o momento, mais de 170 mil pontos do estado estão sem luz.

Nesta terça-feira, a Light vai enviar 13 viaturas e 43 profissionais especializados na atuação em rede subterrânea, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para dar suporte in loco aos profissionais do estado, já que muitas das áreas afetadas possuem redes subterrâneas de energia.

Segundo o ministério, as equipes devem começar a atuar em campo na quarta-feira (22).

A distribuidora carioca também está desmobilizando os 98 geradores instalados nas ilhas do Governador e de Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para que sejam liberados e destinados ao Rio Grande do Sul. A companhia está intermediando o contato entre os fornecedores dos equipamentos e as distribuidoras gaúchas.

Concessionárias ligadas à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) estão doando o valor de R$ 2 milhões para contribuir com a reconstrução do estado gaúcho.

O número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul chegou a 161 na manhã desta terça-feira (21), de acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil estadual. Há ainda 85 pessoas desaparecidas. Não há óbitos em investigação.

Ainda segundo o balanço, há 2.339.508 pessoas afetadas no Rio Grande do Sul. No total, 581.633 encontram-se desalojadas e 72.561 em abrigos.

As autoridades estimam que a catástrofe tenha afetado a vida de 2,3 milhões de moradores de 464 municípios até agora — 93% do total.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.