Em vídeo para comunidade educacional do RN, criadora do Enem atesta que o ranking válido para escolas é o baseado no IDEB

Uma das educadoras mais respeitadas do Brasil e criadora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Maria Inês Fini, afirmou que o único ranking de escolas considerado no Brasil é o realizado pelo Ministério da Educação através do Ideb. A declaração foi dada em vídeo gravado para a comunidade educacional do Rio Grande do Norte e que alcançou grande repercussão nas redes sociais.

No vídeo, a professora confirmou que estará em Natal no dia 25 de outubro. A chancela para o ranking do Ideb é dada pela educadora com a autoridade de quem, além de criar o Enem, desenvolveu o primeiro ranking baseado nos microdados do Enem e implantou, o atual, baseado no índice Ideb, a única forma de ranqueamento oficial desde 2017. O antigo modelo privilegiava manipulações por parte de algumas instituições.

No vídeo, a professora atesta que “o verdadeiro índice das escolas é o Ideb”. Inclusive, essa estatística foi a que apontou para o fato do Rio Grande do Norte ter duas escolas entre as 20 melhores do país. O Over conseguiu o primeiro lugar no Estado e figura entre as 10 melhores do Brasil, com nota 7,5. Já o Cei Romualdo Galvão ficou em 16º lugar na pontuação nacional. Na aferição das escolas no Brasil destaque também para outra escola potiguar: a Marie Jost, que está em 22º.