Em Mossoró Padre Flávio revela mais novidades da Festa de Santa Luzia durante comemorações dos 178 da Paróquia

Criada em 1842, sob a proteção de Santa Luzia, a Paróquia de Santa Luzia de Mossoró completa 178 anos nesta terça-feira (27). A data será marcada por uma programação envolvendo as pastorais e os diversos grupos da Paróquia como o Cursilho de Cristandade, Pastorais, equipes da festa, Segue-me, o Encontro de Casais com Cristo (ECC) e a própria comunidade paroquial.

Na oportunidade, o pároco da Catedral, Pe Flávio Augusto Forte Melo, trará mais detalhes da programação da Festa de Santa Luzia 2020, que vai acontecer de 03 a 13 de dezembro, este ano tem com o tema “Igreja, comunhão casa do Pão e da Missão”, fazendo uma alusão ao tema do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que devido à pandemia do coronavírus será realizado no próximo ano, em Recife (PE).

A programação de aniversário vai acontecer sempre às 19h, na Catedral. O Lucernário começa nesta segunda (26) sob a responsabilidade do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC). Na terça-feira (27), a celebração da luz ficará por conta das pastorais e equipes da festa de Santa Luzia. Já na quarta-feira (28), quem vai estar à frente é o Encontro de Jovens com Cristo/Segue-me. O Encontro de Casais com Cristo (ECC) encerra a programação festiva na quinta-feira (29).

Devido a pandemia do coronavírus, o aniversário da Paróquia foi distribuído ao longo da semana, para que os grupos e a própria comunidade pudessem participar de forma segura e com todas as medidas protetivas que indicam as autoridades de saúde. Lembrando que toda programação será também transmitida pelas redes sociais da Paróquia no Youtube e no Facebook. 

“Em um tempo marcado por essa pandemia. Queremos cada vez mais manter a paróquia unida e fraterna. E que as comunidades possam testemunhar a vida do reino de Deus, que Jesus quis construir. Devemos estar sempre atentos com as nossas lâmpadas acesas para Ele ”, afirma o pároco.

*CATEDRAL* – A Catedral de Santa Luzia foi construída no ano de 1772 pelo Sargento-Mor Antônio de Souza Machado e sua esposa, dona Rosa Fernandes, na Fazenda Santa Luzia, de sua propriedade.

No dia 27 de outubro de 1842, com a instalação da Paróquia de Santa Luzia, a capela foi elevada à categoria de matriz e, em 1934, com a criação da Diocese de Mossoró, passou a ser a Catedral Diocesana.

A Paróquia de Santa Luzia, situada no centro da cidade, portanto de características urbanas, possui sete templos de visitação pública, incluindo a catedral. São eles:

  • – Catedral Diocesana
  • – Santuário do Sagrado Coração de Jesus
  • – Capela São Vicente
  • – Capela de Santa Teresinha
  • – Capela da Ilha de Santa Luzia
  • – Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro