Em carta, moradora da Barra de Santana espera que Bolsonaro deixe garantido durante visita, que Governo Federal enviará o restante do dinheiro que falta pra finalizar todo o Complexo de Oiticicas

Registro de um dos primeiros movimentos populares ocorridos na Barragem de Oiticicas

Carta enviada por Erika Nayara, moradora da Comunidade Barra de Santana, em Jucurutu:

Venho por meio desta minha rede social, relatar um pouco da nossa LUTA nesse Complexo Barragem de Oiticica.

No ano 2013 tudo se deu início novamente pelo governo do estado, uma obra que a décadas existe no papel e que começou várias vezes e parou, daí então desse ano em diante ela foi retomada continua em execução até os dias de hoje indo assim pra sua fase final.

Quando essa obra começou, nós da comunidade Barra de Santana, nem se quer fomos avisados de tal coisa. Precisamos nos deslocar até ao canteiro de obras pra saber o que estava acontecendo, então ali percebemos que era a obra de Oiticica que tinha sido retomada mais uma vez.

Na adrenalina de vários caminhões subindo e descendo, começando a obra física, nós moradores decidimos paralisar essa obra e mostrar que ali existiam pessoas que precisavam ser remanejadas pra outro local, e fazendeiros que precisavam de suas indenizações.

Paramos essa obra por 60 dias em um barracão que se deu o nome Barracão da Resistência e a parti dali fomos fortes e resistimos a tudo e a qualquer coisa que se relaciona a Barragem de Oiticica e a comunidade Nova Barra de Santana.

Foram diversas reuniões, acordo e desacordos, várias paralizações, muitas conquistas, e durante todo esse período que já fazem quase 8 anos, tivemos ao nosso lado o APOIO da Igreja Católica através do Seapac, e dos sindicatos Rurais e principalmente o nosso próprio apoio, o apoio de todos os moradores da comunidade Barra de Santana, que nunca se recusaram em lutar e brigar por seus direitos. E que até hoje continuam lutando pra que tudo seja finalizado e entregue ao nosso povo, conquista NOSSA de recebermos por direito o que agente construí durante anos!

Essa obra irá beneficiar toda a região do Seridó e a agua irá suprir a necessidade de diversas pessoas na região. Aumentando nossa segurança hídrica, quando Deus permitir que ela sangre. A luta dessa comunidade não foi em vão, temos  história e fizemos  história e, através de tudo isso que vivemos e ainda temos por viver até o ultimo dia,  que chegará a hora da mudança ficou marcado no Seridó, no nordeste e agora no Brasil inteiro.

Pois a única autoridade mais importante que faltava vim fazer uma visita a tão famosa obra Complexo Barragem de Oiticica está pra vim, nesta próxima quinta-feira dia 24, o presidente Bolsonaro. E que nessa vinda dele ele deixe garantido o restante do dinheiro que falta pra finalizar essa obra e supri as demais necessidades, como indenizações urbanas, agrovilas, estrada asfáltica ligando a nova Barra de Santana a RN -118 e etc.

Que essa seja uma visita de gestão da coisa pública e não de interesse político eleitoral, pois nós da comunidade não esquecemos que quando estávamos reivindicando e pedindo pra que fosse tirada uma empresa que estava construindo a Nova Barra, que não estava fazendo o serviço bem feito, e pedimos pra colocar a mesma que estava construindo a Obra física, o governo federal/ministério do desenvolvimento regional, através do DNOCS e outros aliados do governo federal foram contra. Então essa obra é do povo e pra o povo.

Se existe alguém com mérito em meio a tudo isso, esse mérito é nosso, é do povo e da População de Barra de Santana. Não escrevi aqui a metade, do que temos pra falar dessa obra, e do impacto que ela causou em todos nós moradores, mais tentei resumir ao máximo.

Barragem de Oiticica Sim! Injustiça Não!!Direitos JÁ! No Ponta Pé Não Sairemos!

Erika Nayara, 22 de junho de 2021

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.