Eleições 2022: os pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Norte

Veja pré-candidaturas anunciadas pelos partidos no estado. Legendas têm de 20 de julho a 15 de agosto para oficializarem candidaturas.

 

O primeiro turno das eleições 2022 para o governo do Rio Grande do Norte, bem como para outros cargos, está marcado para 2 de outubro de 2022, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas se intensificaram nos últimos meses.

A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto.

O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

O g1 RN mostra as pré-candidaturas oficializadas até o momento no Rio Grande do Norte:

Clorisa Linhares (Brasil 35)

Situação: A ex-vereadora da cidade de Grossos, Clorisa Linhares também foi candidata a prefeita da cidade em 2020, ficando na terceira colocação, com 2.232 votos (28,77% dos válidos). Ela é servidora pública e é evangélica. Nas redes sociais, se apresenta como bacharel em Ciências Contábeis e Direito, com especializações em gestão e segurança pública.

Lançamento: o nome de Clorisa foi lançado oficialmente pelo partido em novembro de 2021, em um evento em Mossoró, a segunda maior cidade do estado, na região Oeste.

Fábio Dantas (Solidariedade)

Situação: Fábio Dantas foi deputado estadual entre 2011 e 2014 e vice-governador na gestão de Robinson Faria (atualmente no PP) entre 2015 e 2018. Em 2018, rompeu com Robinson e chegou a lançar uma pré-candidatura, que não prosseguiu. Ele é advogado e empresário e, desde que deixou o último cargo público, estava na administração de seus negócios. Nos últimos meses, se aproximou de representantes do grupo de Jair Bolsonaro, como o ex-ministro Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado.

Lançamento: o nome de Fábio foi lançado oficialmente pelo Solidariedade em abril, em um evento realizado em Natal com a presença de vários apoiadores.

Fátima Bezerra (PT)

Situação: Fátima Bezerra é a atual governadora do Rio Grande do Norte e vai tentar reeleição. Ela foi deputada estadual, deputada federal e senadora pelo Rio Grande do Norte e deixou o mandato no senado para assumir a gestão estadual em janeiro de 2019. Fátima é professora e venceu a eleição de 2018 com 1.022.910 de votos (57,60% dos válidos) no segundo turno contra o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT). O então adversário agora faz parte da chapa lançada por ela como pré-candidato ao Senado.

Lançamento: O lançamento da pré-candidatura de Fátima foi aprovado por maioria, neste domingo (29), no Encontro de Estratégia Eleitoral 2022 do PT.

Rosália Fernandes (PSTU)

Situação: Rosália Fernandes é servidora pública na área da Saúde e ligada ao movimento sindical do estado, tendo atuado como diretora de entidades. Ela foi candidata a prefeita de Natal em 2016, quando obteve 1.398 votos (0,39% dos votos válidos); e em 2020, quando terminou o pleito na 12ª colocação, com 880 votos (ou 0,26% dos válidos).

Lançamento: O PSTU aprovou a pré-candidatura de Rosália em uma reunião realizada no último sábado (28).

Do G1/RN