Diocese de Caicó realizou encontro com populações negras do Seridó

Na manhã desta terça-feira (26), a Diocese de Caicó realizou um encontro com populações negras do Seridó, para discutir estratégias de ações planejadas e articuladas a serem desenvolvidas nas comunidades e grupos a partir da atuação do SEAPAC e da Cáritas.

O momento foi oportuno para que os representantes de comunidades, grupos e movimentos presentes, pudessem fazer um levantamento histórico da luta da população negra no país contra todas as formas de discriminação e preconceito, e ainda de se fazer um resgate dos trabalhos já desenvolvidos aos longos dos últimos anos por SEAPAC e Cáritas juntos a comunidades primitivas.

Com a diversidade de representações e após as falas qualificadas, fizemos uma discussão em torno de como os serviços da diocese podem, a partir de agora, desenvolver um trabalho conjunto com as populações negras. As propostas foram surgindo naturalmente, dentre eles podemos citar:

  • – Um trabalho de formação e educação de base em torno de políticas públicas;
  • – Uma forma de divulgação mais planejada em programas de rádio da própria diocese, em torno da afrodescendente;

Por fim, foi verificado a importância dos envolvidos se voltarem as bases e ouvir os demais membros de comunidades e movimentos, para em um segundo momento, aprofundar mais discussão. O bispo Dom Antonio sugeriu ainda convidar uma liderança religiosa da igreja, bastante envolvida na luta por justiça social, para dar a sua contribuição no debate.