Dino rebate xenofobia contra brasileira em Portugal e pede devolução do ‘ouro de Ouro Preto’

O ministro da Justiça, Flávio Dino, rebateu nesta terça-feira o ataque xenófobo praticado por uma portuguesa contra uma brasileira na cidade do Porto, em Portugal. A vítima, de 35 anos, foi atacada no aeroporto da cidade enquanto aguardava um voo para Barcelona, na Espanha, onde vive atualmente. A agressora mandou a brasileira voltar “para a sua terra”. Dino respondeu que até aceita a repatriação dos imigrantes, mas desde que Portugal devolva o ouro levado do Brasil durante a colonização.
— Agora está um vídeo na internet. Um vídeo muito atual, de ontem, de uma portuguesa xingando uma brasileira — inicia o ministro.
A brasileira relatou que estava descendo as escadas do terminal quando a mala de uma amiga da portuguesa caiu sobre seu pé. “Ai, doeu”, reagiu ela. “Doeu? É problema seu”, respondeu a portuguesa, antes de começar a ofendê-la e dizer que ela “não era bem-vinda” em Portugal. Um vídeo gravado pela brasileira registrou as ofensas.
— Você pode filmar o que você quiser. Você pode por na internet. Olha aqui a minha carinha — disse a agressora, dando tapas na própria bochecha. — Sua porca! Vai para a sua terra, sua porca. Sou portuguesa de raça. Você, que é brasileira, vai para a sua terra.
Após descrever o vídeo, Dino comentou, durante evento no Palácio da Justiça, em Brasília:
— Bom, se for isso, nós temos direito por reciprocidade, né. Porque em 1500 eles invadiram o Brasil, nós estamos tudo de acordo. E concordo até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão (em Portugal) devolvendo o ouro de Ouro Preto. E aí fica tudo certo, a gente fica quite — afirmou.
Fonte: O Globo