Detran implanta sala de provão para habilitação de condutores em Apodi

O município de Apodi conta agora com uma sala de prova teórica de legislação de trânsito para habilitação de condutores. A medida implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) tem o objetivo de garantir maior comodidade para quem mora em Apodi e região vizinha, proporcionando aos candidatos à CNH a realização do provão com atendimento regular durante dois dias da semana, nas quintas e sextas-feiras.

A sala de exame teórico foi colocada em funcionamento na última sexta-feira (10), e vai atender uma demanda de 128 candidatos por mês, porém, dependendo da necessidade, a capacidade de atendimento pode ser triplicada, bastando para isso ampliar os dias de realização das provas.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Jonielson Oliveira, o novo setor de provas teóricas faz parte do plano de expansão e descentralização dos serviços do Detran, levando melhorias para todo o Estado. “Apodi ganha uma sala equipada que conta com monitoramento por sistema de câmeras, garantindo mais rigor ao processo e inibindo as tentativas de fraudes. É a primeira sala de provas teóricas de Apodi”, destacou o diretor.

O supervisor do Grupo Executivo do Detran Apodi, Demetriano Paiva, explicou que antes da implantação da sala do provão, os candidatos realizavam as provas uma vez ao mês, por meio do serviço de aplicação de provas itinerantes do Detran. A demanda era reprimida e no dia da ação itinerante eram aplicados todos os exames teóricos, atendendo, em média, 100 pessoas.

“Agora teremos provas duas vezes por semana e já iniciamos com capacidade de atendimento superior a demanda do município, pois, temos agendamento para 32 pessoas semanalmente, podendo ser ampliado de acordo com à procura. Agradeço à Direção do Detran e a Coordenadoria de Habilitação pela implantação desta sala, que será muito útil a está unidade”, comentou o supervisor.

O sistema online de agendamentos de prova teórica para a unidade Apodi já está disponível por meio do Portal de Serviços do Detran. Os usuários aptos a realizar o provão podem acessar o Portal (portal.detran.rn.gov.br), faz o login, vai em “agendamentos”, depois “exames teóricos”, “Agendamento prova teórica”, “Apodi – Habilitação de Condutores”, e, por fim, escolhe data e horário disponíveis. Lembrando que as provas acontecem sempre nas quintas e sextas-feiras.

Prova Teórica

A prova teórica de legislação é realizada depois que o candidato finaliza o curso teórico no Centro de Formação de Condutores (CFC). A avaliação é feita de forma eletrônica numa sala específica, onde são utilizados computadores individuais. O candidato precisa selecionar a resposta correta de cada questão e, ao concluir, clicar no botão que finaliza a prova. Em seguida, os dados são lançados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e no site do Detran, no espaço com informações específicas do usuário. A partir do resultado positivo do provão, o aluno poderá prosseguir para as aulas práticas de volante.