Deputado Francisco do PT e Senador Jean Paul Prates visitam indústrias do setor mineral, em Parelhas

O deputado estadual Francisco do PT e o senador Jean Paul Prates (PT) visitaram juntos duas importantes empresas do setor mineral do Rio Grande do Norte, localizadas no município de Parelhas, na tarde desta quinta-feira (17).

A primeira visita foi à empresa Thor Granitos, que atua na extração, beneficiamento e comercialização deste tipo de rochas ornamentais, para exportação no mercado nacional e internacional. A empresa se instalou em Parelhas em 2015, época em que Francisco era prefeito do município.

“Nosso amigo André, proprietário do grupo ECON, foi quem trouxe a ideia e os donos da empresa. A partir daí, enviei o projeto à Câmara Municipal, para a constituição do distrito industrial, além de alguns projetos de leis de incentivo, pra que esta empresa que gera emprego e renda pudesse se instalar aqui. Antes essas pedras saíam de Parelhas em forma de blocos. Hoje já saem beneficiadas, gerando mais empregos no município”, lembrou o deputado Francisco do PT.

Atualmente a Thor Granitos, em Parelhas, gera mais de 100 empregos e conta com o incentivo fiscal do PROEDI (Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte), o que dá a empresa maior capacidade de competitividade. Noventa por cento (90%) das exportações da indústria são para Estados Unidos, China e Europa.

“As presenças do deputado Francisco e do senador Jean aqui são importantes, porque é fundamental que iniciativa privada e o poder público possam caminhar lado a lado em favor do desenvolvimento do RN”, afirmou o diretor administrativo da Thor Granitos, Ricardo Aquino.

Depois de conhecerem mais sobre o processo produtivo da Thor, o deputado e o senador visitaram a empresa Brazil Paraíba Mine, que atua na extração e comercialização da turmalina, uma das pedras mais preciosas do mundo. A mineração, que já funciona em Parelhas há mais de 20 anos, conta com cerca de 180 colaboradores e também conta com o incentivo do PROEDI.

“Nós estamos viajando pelo Rio Grande do Norte para conhecer de perto as demandas e, é claro que aqui em Parelhas é importantíssimo, também, estarmos atentos a este setor mineral, pela quantidade de empregos e renda que gera. Pra mim é uma honra de poder estar fazendo esta agenda com o deputado Francisco que, é hoje, uma figura reconhecida pelo seu trabalho em todo o estado”, disse o senador Jean Paul Prates.