Curta-metragem que se passa no Irã foi produzido em Natal

O curta-metragem Sepâh (dir. Marcelo Enns*), que explora uma das faces dos vários conflitos existentes no Irã, foi produzido pela Luz em Ação — produtora de cinema sem fins lucrativos, com sedes em Parnamirim (RN) e em Sierra Vista (Arizona/EUA) —  em parceria com o Ministério Iran Alive. O elenco conta com a atriz iraniana Ferdos Heidari, além dos brasileiros Yago Martins e Dalton Neto e foi totalmente produzido em Natal, capital do RN.

A obra cinematográfica estreia exatamente em um momento complexo da política internacional, com a tensão e os ataques bélicos entre o Irã e os Estados Unidos. O líder Qasem Soleimani, morto no último dia 03, foi uma das principais referências visuais para a construção do personagem Amir, protagonista do filme.

O curta, filmado num período de 8 dias, com um total de 7 atores e 17 figurantes, é baseado na história real de um comandante da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (Sepâh). O oficial vê sua carreira e a vida de sua família em risco após descobrir que a própria irmã é parte do movimento clandestino que a Guarda tem por objetivo exterminar.

O diretor Marcelo Enns disse que os próximos projetos da produtora têm como propósito dar visibilidade aos que, em seus próprios países, são censurados e, sendo perseguidos por questões religiosas, correm risco de morte. Sobre Sepâh, ele ainda afirmou: “A gente quer ser uma voz para as pessoas (…) que não têm voz, porque seria impossível, dentro do Irã, produzir filmes sobre esses assuntos”. Enns frisou que a Luz em Ação busca abrir os olhos do mundo ocidental para a realidade de países sem liberdade de imprensa.

O lançamento no Brasil aconteceu nesta quinta-feira (09), às 10h, com a disponibilização integral e gratuita do filme no canal do Yago Martins e no site da Luz em Ação. O nome real de Marcelo foi mantido em sigilo por questões de segurança.