Curso de Design de Moda promove ação no Fashion Revolution em Caicó

O Fashion Revolution é um movimento global, presente em mais de 100 países no mundo, que busca promover a responsabilidade, a ética e a transparência na cadeia de moda. O movimento surgiu em 2013, após a trágica queda do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, onde funcionavam fábricas de confecções em situação bastante precária. O desastre, ocorrido no dia 24 de abril do referido ano, deixou 1127 mortos.

Participam do movimento ONGs e instituições de ensino do mundo todo, com o intuito de impulsionar a seguinte pergunta “Quem fez minhas roupas?”. A ideia é que juntos possamos questionar as marcas e empresas a terem um posicionamento sustentável (no sentido amplo do termo).

A ação no IFRN Campus Caicó irá acontecer no dia 24 de abril, e terá em sua programação uma feira de trocas e uma rodada de conversa com alunos e servidores profissionais da área.

A feira de trocas irá acontecer da seguinte forma: dos dias 11 a 16 de abril qualquer pessoa poderá levar peças de vestuário, calçados e acessórios que não use mais (mas que estejam em bom estado) e entregá-los na sala C9 do campus. Os alunos do curso de Design de Moda irão avaliar as peças recebidas e em troca darão um crédito à pessoa que doou. No dia 24, das 8h às 18h na sala A26 todas as peças recebidas estarão expostas e os participantes poderão trocar seus créditos por outras peças.

Às 19h, no corredor do bloco F irá acontecer a rodada de conversa com alunos e servidores profissionais de toda a cadeia de moda, expondo suas experiências e discutindo os rumos que a indústria deve tomar para que tragédias como a do Rana Plaza não voltem a acontecer. Esta ação é conduzida pela prof. Livia Solino, coordenadora local do Fashion Revolution.

Nill Senna – estudante do curso de Design de Moda traz detalhes no Panorama 95 sobre as ações que Caicó realizará durante o Fashion Revolution.