Cúpula da torre da Igreja Matriz de Santa Rita foi instalada neste sábado (01)

A Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia ganhou um novo atrativo neste sábado, 1º de fevereiro, com a instalação da cúpula da torre principal do templo católico. A cúpula era prevista no projeto original, que foi idealizado pelo Monsenhor Emerson Negreiros, nos anos 1950. A atual matriz substituiu uma capela centenária, sendo esta demolida em 1954.

O Padre Vicente Fernandes ao realizar um trabalho de reforma das fachadas da Igreja Matriz decidiu então finalizar o projeto original, com a instalação de uma cúpula na torre principal, que também é o campanário de uma das principais edificações católicas no interior do estado. Em 2018, uma primeira cúpula foi colocada, mas retirada semanas depois por apresentar muitas imperfeições.

A Igreja Matriz em Santa Cruz, diante de sua grandiosidade, é chamada carinhosamente por muitos como a “Catedral de Santa Rita”, e os números de suas dimensões impressionam a todos. A torre mede 37 metros de altura, e agora somada com a cúpula esse valor chega aos 47 metros.

A cúpula tem 10 metros de altura, sendo o corpo dela 7 metros e a cruz 3 metros. Com essa nova altura, continua sendo uma das edificações mais altas da cidade, além da posição geográfica privilegiada, no alto da colina do centro da cidade. A Igreja Matriz está erguida no mesmo local da primeira capela erguida pelos fundadores da cidade, nos anos de 1820.