Covid: Mossoró inicia vacinação de criança com comorbidades e deficiênciaw

Após o início simbólico da vacinação para crianças no Rio Grande do Norte em São Gonçalo, na Grande Natal, Mossoró também deu início a aplicação de imunizantes neste público. O município do Oeste potiguar começou neste sábado (15) a vacinação, a princípio destinada para crianças com comorbidades e deficiência. De acordo com a prefeitura, Mossoró foi o primeiro município a aplicar doses para este público.

A cidade recebeu na noite da última sexta-feira (14) 1.710 doses de vacinas. A aplicação segue durante o final de semana nas UBS Dr. Chico Costa, localizada na Rua 6 de Janeiro, vizinho a UPA do Santo Antônio e UBS Maria Soares da Costa, localizada na Rua Dona Lourdes Monte, ao lado da UPA do bairro São Manoel.

“Eu tinha muita expectativa de que chegasse a vacina. Ele não estava frequentando a escola. Só estava na maneira remota. Ele tem comorbidades. Ele tomando a primeira dose é uma maneira dele voltar para as aulas mais seguro e a vinda da vacina é uma forma de a gente se sentir mais seguros e graças a Deus a vacinação veio antes de iniciar as aulas”, disse emocionada Midya Paula, mãe de Davi Guilherme, primeira criança em Mossoró a tomar a vacina pediátrica da Pfizer contra o novo coronavírus.

Comorbidades

Como comorbidades entende-se crianças com cardiopatia crônica, pneumopatia crônica, imunodepressivos, doença renal crônica, asma, doença neurológica crônica, doença hepática crônica, síndrome de Down, doença hematológica crônica, Diabetes Mellitus e obesidade.

O Ministério da Saúde entende como fatores de risco obesidade, maior idade, e comorbidades diabetes tipo 2, asma, doenças cardíacas e pulmonares e doenças neurológicas, distúrbios do desenvolvimento neurológico e doenças neuromusculares.

 

Tribuna do Norte