Cosern amplia uso de tecnologias em inspeções preventivas da rede

Cosern amplia o uso da tecnologia nas ações de manutenção preventiva dos 55 mil quilômetros de rede elétrica de alta, média e baixa tensão, além das subestações, espalhadas pelo Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela empresa via nota. Segundo a companhia, equipamentos como drones e veículos do tipo furgão, equipados com câmeras de termovisão, são cada vez mais utilizados.

”As ações fazem parte das estratégias de inovação da empresa para reforçar a confiabilidade do sistema e o fornecimento de energia em todo o estado. A alteração da temperatura acima de 60º pode ser um indicativo de que aquele equipamento precisa de intervenção imediata ou manutenção prioritária”, explica Thelmo Varela, gerente de Operações da Neoenergia Cosern.

Ainda de acordo com a empresa, são quatro anos em circulação, com dois veículos equipados com câmeras de termovisão – tecnologia termográfica que identifica a temperatura de cada objeto naquele momento. A rede é inspecionada à medida que o automóvel circula pelas ruas e avenidas, seja no sertão ou litoral.

Outro tipo de tecnologia que está sendo cada vez mais utilizada são os drones acoplados aos termovisores. Eles auxiliam na inspeção de locais de difícil acesso, principalmente na zona rural dos municípios por onde passa a rede elétrica da Neoenergia Cosern, além de obter imagens com mais detalhes.

 

Do Tribuna do Norte