Cosems discute estruturação de fluxo regulado para acesso às cirurgias eletivas no RN

Com o objetivo de debater o processo de retomada das cirurgias eletivas no Estado a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia, participou, nesta quinta-feira (22), de encontro promovido pelo Ministério Público do RN.

Nas discussões conduzidas pela promotora Kalina Filgueira, via Google Meet, estiveram presentes, além do Cosems-RN, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, do Conselho Estadual de Saúde (CES), da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) e do Conselho Municipal de Saúde de Natal.

“Eu sonho, enquanto gestora municipal e representante de classe dos gestores potiguares, que as cirurgias eletivas do Estado do Rio Grande do Norte sejam uma estrutura organizacional e de fluxo de estrutura dentro do Estado, a exemplo de outros estados da federação que as coisas fluem”, frisou Maria Eliza Garcia.

Ainda de acordo com a presidente do Conselho de Secretarias, o desenho de cirurgias eletivas que está posto é muito bem feito e o que precisa na atualidade é agilidade na resolutividade das cirurgias. Eliza Garcia também apontou que expectativas não devem ser geradas se não existe a possibilidade de concretização dos procedimentos, pois o que lá atrás era eletivo hoje é de urgência.

“Nosso sonho, enquanto gestão municipal, é ter todo esse fluxo organizado e fluindo normalmente neste sistema de regulação”, reforçou a presidente do Cosems-RN, colocando o Colegiado Secretários Municipais de Saúde à disposição para organização destes fluxos.

Um dos encaminhamentos registrados no encontro é que o Cosems participe do fluxo de regulação de cirurgias eletivas para que caminhos sejam encurtados e os procedimentos se tornem mais eficientes. Uma próxima reunião ficou acordada entre os presentes para ser realizada no próximo dia nove de setembro.