Em meio a forte onda de calor, o Pantanal tem enfrentado uma série de queimadas que se espalham pelos dois estados em que fica o bioma — Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira, as chamas atravessaram o km-646 da BR-262, próximo ao Buraco das Piranhas, no município de Corumbá. O “corredor de fogo” assustou motoristas que passavam pelo local e destruiu a vegetação nas margens da pista.
As imagens foram divulgadas pelo Instituto do Homem Pantaneiro (IHP) e mostram um carro passando em meio às labaredas de fogo que tomavam conta da pista. No vídeo também é possível ver viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no local e um caminhão trafegando. “Essa região do Pantanal já está seriamente afetada pelo fogo”, informou a ONG.
As chamas também atravessaram a Transpantaneira, nesta quarta-feira. Imagens divulgadas pela SOS Pantanal mostram dezenas de brigadistas tentando combater o incêndio florestal.
“O que a gente temia, aconteceu. O fogo pulou a Transpantaneira e segue se alastrando pelo Pantanal Norte, consumindo inúmeras vidas e paisagens. Foi um dia perigoso para as pessoas que moram e estão por aqui, visto que o fogo foi empurrado por fortes ventos em direção a casas e pousadas”, escreveu o fotógrafo Gustavo Figuerôa, que está no local e descreve o cenário como “de guerra”.
Os incêndios florestais no Pantanal fizeram os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretarem situação de emergência. Com os decretos, os governos podem transferir recursos aos municípios afetados para a realização de ações de combate às queimadas.
O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, está em Mato Grosso. Nesta quarta-feira, acompanhado do governador em exercício, Otaviano Pivetta, ele sobrevoou as áreas atingidas pelos incêndios.
Agostinho foi até Poconé, em uma das áreas mais afetadas pelas chamas. O presidente do Ibama sobrevoou o Parque Estadual Encontro das Águas.
Fonte: O Globo